Processos de Dessaliniza ao da Agua
O custo da dessalinização é cinco vezes maior que o da produção de água tratada, que é de R$ 0,33 a cada mil litros.
Processo de Dessalinização:
Além de pequena, a quantidade de água doce disponível para o consumo humano não é distribuída de forma igualitária.
Para piorar a situação, o aumento demográfico e a poluição comprometem ainda mais o uso dessa água, que pode acabar se não forem tomadas medidas severas que promova o seu uso sustentado, garantindo assim sua renovação.
Uma das alternativas para as regiões que sofrem com a escassez de água doce é tratar a água salobra* e a água do mar. Para torná-las potáveis, ou seja, apropriada ao consumo humano, é necessário fazer a dessalinização.
* A água salobra apresenta alta concentração de sais e é muito comum nos aquíferos subterrâneos do Nordeste Brasileiro. No Oriente Médio há grandes exemplos de águas salobras, como o Mar Morto e o Mar Cáspio.
O que é a dessalinização?
Dessalinização é um processo físico-químico de retirada de sais da água, tornando-a doce, ou potável.
Em todo o mundo são adotados quatro métodos diferentes para promover a conversão da água salgada em doce: a Osmose Inversa, a Destilação Multiestágios, a Dessalinização Térmica e o método por Congelamento.
Osmose inversa:
Também conhecida como Osmose Reversa, ocorre quando se exerce forte pressão em uma solução salina. A água atravessa uma membrana semipermeável, dotada de poros microscópicos, responsáveis por reter os sais, os microrganismos e outras impurezas. Desta forma, o líquido puro se “descola” da solução salgada, ficando separado em outro local. As estações de dessalinização atuais utilizam tecnologia de ponta, com membranas osmóticas sintéticas.·.
Destilação Multiestágios:
Neste processo, utiliza-se vapor em alta temperatura para fazer com que a água do mar entre em ebulição. A nomenclatura “multiestágios” se justifica por conta da passagem da água por