Métodos contracetivos cirurgicos - trabalho (guia de apresenta
1º SLIDE - Capa
Cris: O nosso trabalho baseia-se nos métodos contraceptivos não naturais mecânicos e cirúrgicos.
2º SLIDE – Introdução
Bru:
Segundo dados, já um pouco antigos, do I.N.E (instituto nacional de
estatística), entre 1998 e 2002 (5anos), verificaram-se em Portugal 12.260 partos em adolescentes entre os 11 e 17 anos.
3º SLIDE – Introdução
Bru: Já segundo um artigo do jornal “O Público”, na edição do dia 21 de
Janeiro de 2011, “Apesar de continuar elevado, o número de jovens que é mãe está a diminuir e 2009 foi o ano em que houve menos nascimentos desde 1970”.
O artigo também refere os dados relativos ao ano de 2007: “Na tabela da ONU, o primeiro lugar na taxa de fertilidade em adolescentes, que corresponde aos nascimentos por cada mil mães com idades entre os 15 e os 19 anos, é ocupado pela Bulgária (42,2 ‰). (…) Em último (27º), surge a Holanda, com 3,8 ‰.” “Portugal surge em oitavo lugar, com uma taxa de fertilidade em adolescentes de 16,5 ‰”. É reconfortante para nós cidadãos saber que estes valores têm vindo a diminuir significativamente ao longo dos anos, no entanto, seriam muito melhores, e Portugal ocuparia uma melhor posição, se o aumento da precocidade das relações sexuais fosse acompanhado de uma informação mais concreta e produtiva. Com este trabalho pretendemos ser também portadoras dessa informação.
4º SLIDE – Métodos contraceptivos: o que são? Ju: Como o nome indica, os métodos contraceptivos destinam-se a evitar a concepção ou simplesmente, a gravidez quando esta não é desejada, permitindo a vivência da sexualidade de forma saudável e segura. No entanto, nem todas as pessoas sabem escolher e optar pelo método contraceptivo mais adequado para si. São muitas as vezes em que a ineficácia de certos métodos anticoncepcionais resulta do seu emprego