Métodos Contraceptivos
Métodos Contraceptivos
● Anti concepção
A Anti concepção tem como base os métodos contraceptivos, que são utilizados por pessoas que praticam relações sexuais e desejam evitar a gravidez. Além disso,métodos contraceptivos também ajudam na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Há vários tipos de métodos contraceptivos como os Métodos Cirúrgicos (Vasectomia e Laqueadura), Métodos Farmacológicos (pílula anticoncepcional e pílula do dia seguinte), Métodos Mecânicos (Dispositivo Intrauterino, Camisinha, Diafragma), Métodos Químicos (Espermicida) e os Métodos Naturais (coito interrompido, tabelinha)
● Métodos Cirúrgicos
▪ Vasectomia A vasectomia permite ao homem eliminar sua fertilidade. No processo, o cirurgião extrai uma fração de cada um dos dois canais (conhecidos como dutos ou canais deferentes) órgãos incumbidos do transporte dos espermatozóides da região testicular ao pênis. ▪ Laqueadura A laqueadura (também conhecida por ligadura de trompas)baseia-se ao seguinte procedimento: as tubas uterinas são obstruídas e cortadas, impedindo a descida do óvulo e subida do espermatozoide, tendo como resultado um índice de concepção praticamente nulo.
▪ Pílula Anticoncepcional Os anticoncepcionais são amplamente utilizados por uma grande quantidade de mulheres como forma de prevenir não somente a gravidez, mas também, os sintomas da TPM, acne, endometriose, cólica, entre outros. Geralmente em forma de pílulas, estas possuem derivados sintéticos de hormônios que impedem a ação do LH e FSH, inibindo o amadurecimento dos óvulos e, consequentemente, a ovulação.
▪ Espermicida Espermicida é uma substância, colocada na vagina da mulher, nos preservativos ou mesmo no Diafragma, que podem matar e/ou imobilizar os espermatozoides, impedindo assim a fecundação.