Métodos Contraceptivos
Métodos contracetivos
• Métodos naturais
Cálculo do período fértil da mulher, permitindo evitar relações sexuais nesse período.
• Métodos artificiais
Formas não naturais de evitar uma gravidez.
Métodos contracetivos naturais • Métodos do calendário
– É necessário determinar a duração dos ciclos sexuais, registando num calendário o 1º dia de cada menstruação durante 8 meses. Conte o número de dias que vão desde o 1º dia de menstruação até ao dia antes da menstruação seguinte. Se o número de dias for igual durante os 8 meses significa que a mulher tem ciclos sexuais regulares, se o número de dias variar significa que a mulher tem ciclos sexuais irregulares (o que faz diminuir a eficácia do método). Se a mulher tem ciclos sexuais regulares terá que subtrair ao número de dias do ciclo, 18, para determinar o 1º dia de período fértil, e terá que subtrair ao número de dias do ciclo, 11, para determinar o último dia do período fértil.
• Método da temperatura
– Colocar o termómetro sempre no mesmo local (boca, axila, vagina), todos os dias, ainda na cama, antes de se levantar, a partir do primeiro dia de menstruação. Anotar as temperaturas num caderno. Após três meses, é possível montar uma tabela que indique quando ocorre o período fértil.
Métodos contracetivos naturais • Método do muco cervical
A seguir à menstruação a mulher deve colocar o muco entre o indicador e o polegar, tentando separar os dedos e observando a consistência e cor do muco. A partir do momento em que o muco começa a ficar transparente e elástico, a mulher inicia o seu período fértil e deve abster-se de ter relações sexuais. Quando a quantidade de muco diminui e este se torna espesso e pastoso, significa que está a terminar o período fértil da mulher.
Métodos contracetivos artificiais • Métodos reversíveis
Métodos que, quando suspensos, permitem voltar a engravidar.
• Métodos irreversíveis
Operações cirúrgicas