Métodos Contraceptivos
“De um lado, 400 milhões de representantes do sexo masculino. De outro, uma única representante da ala feminina. O batalhão dos machos pode ficar até três dias à espera dela que, por sua vez, só dá o ar de sua graça durante 18 horas no máximo. Se os dois lados não se entendem durante esse breve período, o negócio desfeito fica para uma próxima ocasião. No entanto, se apesar das dificuldades eles conseguem se encontrar, então o resultado aparece em aproximadamente nove meses. Pois quando espermatozóide e óvulo se unem, nada os separa. Juntos vão formar o embrião de um novo ser humano até o fim. Portanto, para quem não deseja ser pai ou ser mãe, a melhor saída é impedir essa união. Eis a meta dos anticoncepcionais. (Trecho da reportagem “Como evitar este encontro”. Revista Superinteressante, Ed.107. Agosto 1996. Pg 46-47.) Somente os anticoncepcionais são capazes de impedir a união entre espermatozóide e o óvulo, desde que as condições sejam favoráveis ao encontro. Hoje, há uma variedade considerável de métodos contraceptivos e alguns têm também a função de proteção contra as DSTs. Cada método foi criado levando-se em conta o conhecimento sobre a reprodução ou sobre o funcionamento dos hormônios femininos.
Métodos Contraceptivos
1. Métodos contraceptivos de barreira
Os métodos de barreira evitam a gravidez porque impedem o acesso dos espermatozóides ao útero, através de obstáculos mecânicos, químicos ou mistos. Conhecidos há muito tempo, os mais populares são os preservativos masculinos. Sua utilização vem sendo altamente recomendada, graças ao efeito protetor contra DST/HIV/AIDS.
Camisinha masculina
A camisinha é feita de látex, um tipo de borracha, mas há também camisinhas feitas de poliuretano, indicadas para pessoas que têm alergia ao látex. Alguns cuidados na colocação aumentam a eficácia desse preservativo: a camisinha deve ser colocada no pênis ereto. É importante segurar a ponta da camisinha durante a colocação, deixando uma parte