Métodos atuais x Tradicionais de confecção de Próteses Totais.
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO
Victor Jacometti
CONCEITOS ATUAIS VERSUS TRADICIONAIS DA FABRICAÇÃO DE PRÓTESES TOTAIS: UMA REVISÃO DA LITERATURA ATUAL.
Ribeirão Preto
2014
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO
CONCEITOS ATUAIS VERSUS TRADICIONAIS DA FABRICAÇÃO DE PRÓTESES TOTAIS: UMA REVISÃO DA LITERATURA ATUAL.
Ribeirão Preto
2014
RESUMO Conceitos atuais versus tradicionais da fabricação de próteses totais: uma revisão da literatura atual. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto.
A fabricação de próteses totais envolve uma série de procedimentos técnicos complexos. Porém métodos simplificados podem ser utilizados com eficiência semelhante a dos métodos convencionais, com a vantagem de consumirem menos tempo e recursos durante o tratamento, sem desvantagens para o paciente. Na literatura atual, vários artigos da área de prótese, vêm abordando tal tema, apresentando os mais diversos enfoques sobre as vantagens nas áreas de: satisfação do paciente, custos diretos e indiretos, habilidade e eficiência mastigatória, estética e fala, refletindo uma fase da odontologia de revisão dos conceitos tradicionais, preferencial e indubitavelmente lecionados em escolas e faculdades, bem como utilizados por muitos profissionais e também em serviços públicos. O estudo de métodos simplificados poderiam contribuir à saúde pública, grade curricular e rotina profissional, podendo transformar para melhor, a conduta de tratamento de pacientes edêntulos, que ainda se mostram freqüentes e provavelmente ainda o serão pelas próximas décadas.
Palavras-Chave: Prótese total, moldagem, arco facial, oclusão, método convencional, método simplificado, satisfação do paciente, habilidade mastigatória.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 6
2. REVISÃO DA LITERATURA 7
3. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO 9
4. REFERÊNCIAS 10