Métodos anticoncepcionais
Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo
Professora: Joacelma
Alunos: Jamile Bedran
José Vicente Raiol
Rodrigo Santos
Victor Hugo Santos
7ªSérie A
Introdução
Durante séculos existe uma enorme preocupação a respeito dos anticoncepcionais, vários foram testados, mas a maioria se mostrou apenas dolorosa e ineficaz. Na tentativa de evitar uma gravidez indesejada ou doenças sexualmente transmissíveis pesquisadores inventaram formulas e formulas até chegar consenso nos métodos, no qual os mesmos evoluem ao longo do tempo, devido as pesquisas médicas. Esta pesquisa mostrará alguns métodos anticonceptivos e suas utilizações. Métodos Anticoncepcionais
•
•
•
•
•
Os métodos anticoncepcionais são utilizados para prevenir a fertilização ou implantação do ovo no útero,com objetivo de evitar a gravidez. Eles podem ser classificados conforme o mecanismo de atuação:
Métodos de barreiras
Métodos hormonais
Métodos que impedem a implantação do óvulo no útero
Métodos comportamentais
Métodos definitivos
Métodos de barreira
São aqueles que previnem a entrada dos espermatozóides no útero, como os preservativos femininos e masculino e o diafragma.
O preservativo masculino, também conhecido como camisinha, é um dos métodos mais utilizados. A camisinha deve ser colocada quando o pênis está ereto, antes de qualquer contato com a região da vagina, porque algum espermatozóide pode escapar, mesmo antes da ejaculação.
No século XVII, a camisinha ganhou “toque de classe”, o Dr. Quondam criou um protetor de tripas de animais. Esse fato surgiu devido a disseminação doenças venéreas ocorrida na Europa na idade Média.
A”camisinhatripa” seguiu sendo usada, até 1839, quando Charles Goodyear descobriu o processo de vulcanização de borracha, fazendo-a flexível a temperatura ambiente. Nesta época, os preservativos de borracha eram grossos e caros,por isto eram lavados e reutilizados diversas vezes.
As camisinhas de