metodos anticoncepcionais
Métodos anticoncepcionais, também conhecidos como métodos contraceptivos, são maneiras, medicamentos e dispositivos usados para evitar a gravidez. Existem métodos específicos para homens e mulheres. Alguns são reversíveis, ou seja, após utilizá-los, a pessoa ainda tem capacidade de ter filhos. Já outros, como a ligadura de trompas e a vasectomia, são irreversíveis: quando utilizados, é muito difícil a pessoa recuperar a capacidade de gerar filhos.
Estar bem informado é fundamental para fazer a escolha do método anticoncepcional. Não existe um método melhor que o outro, pois cada um tem vantagens e desvantagens, assim como não existe um que seja 100% eficaz, já que todos têm uma probabilidade de falha. Um bom método é aquele que o deixa confortável e que se adapta ao seu modo de vida e à sua condição de saúde. Tenha sempre em mente que, muitas vezes, o método adequado para uma pessoa pode não ser o para outra.
Procure sempre o profissional de saúde antes de começar a usar qualquer método anticoncepcional, pois existem situações em que determinados métodos não são recomendados. Além disso, faça o acompanhamento periódico para verificar se a utilização do método escolhido está correta ou se houve alguma alteração que torne necessária a sua substituição. Na rede credenciada Usisaúde você encontra ginecologistas e urologistas preparados para auxiliá-lo neste momento. Consulte o nosso catálogo.
Introdução
As doenças venéreas, também conhecidas como DST ( Doenças Sexualmente Transmissíveis ) são infecções transmitidas através de relações sexuais. Vírus, fungos, protozoários e bactérias são os principais agentes causadores destes tipos de moléstias.
Uma das principais formas para se evitar tais doenças é o uso correto e freqüente de preservativos. Os vírus, bactérias e fungos acabam sendo transportados pelo sêmen e por fluídos sexuais. Desta forma, a utilização da camisinha, tanto masculina quanto feminina, impede a transmissão dos