Pierre Bourdieu: Reflexões para um estudo na área cultural
Universidade Federal da Bahia
Teorias da Cultura II
Professores: Eneida Leal Cunha / Milton Moura
Aluna: Renata de Paula Trindade Rocha (mestrado)
Pierre Bourdieu
Reflexões para um estudo na área cultural
O teórico francês Pierre Bourdieu foi um dos cientistas sociais mais importantes da contemporaneidade. Desenvolvendo um sistema de explicação sociológica da dominação e das diferenças e desigualdades sociais, ressignificou, construiu e elaborou conceitos fundamentais para os estudos sobre diversas áreas disciplinares das ciências sociais, tais como habitus, violência simbólica ou campo. Sua teoria, influenciada pelo marxismo e pelo materialismo histórico, tem como principal fundamento a análise a partir de dados coletados em pesquisas empíricas, em detrimento de meras especulações estético-filosóficas sobre o gosto e as afirmações doutrinárias de vinculação entre poder econômico e simbólico.
Serão abordados, a seguir, alguns dos conceitos chave do autor, a fim contribuir de maneira efetiva, ainda que breve, para a reflexão acerca do processo de investigação na área da cultura.
Antes, porém, de adentrar no objetivo principal deste texto, é necessário ressaltar que, para uma melhor apreensão da “realidade” neste percurso faz-se necessário que se considere a existência do efeito simbólico, exercido pelo discurso científico, tendo em vista que os critérios ditos “objetivos” podem ser utilizados como arma nas lutas simbólicas pelo (re)conhecimento na produção de uma unidade real ou da crença nesta unidade. Pode se escapar à alternativa tomando-a para objecto ou, mais precisamente, levando em linha de conta na ciência do objecto os fundamentos objectivos da alternativa do objectivismo e do subjectivismo que divide a ciência, impedindo que apreenda a lógica específica do mundo social, essa que é o lugar de uma luta permanente para definir a (BOURDIEU, 2007. p.
118).
Assim, para