Metodos anticoncepcionais
|
Durante séculos, este tem sido objeto de interesse e preocupação, com crescentes e constantes avanços tecnológicos. Mas, infelizmente, ainda não existe um método anticoncepcional perfeito, que seja totalmente inofensivo e eficaz, prontamente reversível, de fácil uso e barato, e sem interferência alguma na relação sexual.
Apresentamos um resumo dos principais métodos anticoncepcionais existentes e suas classificações:
Métodos Comportamentais;
Métodos de barreiras química ou mecânica;
Dispositivos intrauterinos (DIU);
Métodos Tradicionais:
Métodos Hormonais;
Métodos Cirúrgicos.
Métodos comportamentais
– Método tabelinha
O que é o método?
Conhecida como controle natural da natalidade, método ritimico ou método Ogino-Knaus, faz parte dos métodos comportamentais. A tabelinha é muito interessante para aprendizagem do funcionamento do corpo, mas não previne as doenças sexualmente transmissíveis (DST), é o método contraceptivo mais tradicional.
Pra que serve?
O método tem como fundamento a observação dos eventos biológicos que envolvem o aparelho reprodutor feminino. Portanto, aplicando-se o método da tabelinha, é possível estimar períodos para relações sexuais nas quais se deseja engravidar, bem como períodos em que se deseja evitar a gravidez.
Como utilizá-lo?
O método consiste em evitar fazer ou não sexo durante o período fértil - os dias mais prováveis da ovulação. Para identificá-lo, é necessário saber que a menstruação ocorre 14 dias depois da ovulação. Deve-se observar o ciclo menstrual por seis meses, durante os quais se anotam as datas do início e do término de cada menstruação. A seguir, conta-se o número de dias entre o primeiro dia de menstruação até a véspera do início da menstruação seguinte. O total de dias constitui o ciclo menstrual. Depois, é preciso comparar os 6 ciclos para determinar o período fértil.
Como a grande maioria dos ciclos variam entre 28 e 31 dias, do 14º ao 16º dia são os dias