Métodos Ageis e Desenvolvimento de Software Seguro
XP - Extreme Programming
XP define um conjunto de práticas de desenvolvimento de software que a indústria reconhece como boas práticas. XP aplica todas elas constantemente como revisão de código, testes, integração rápida, feedback do cliente, design simples, entre outras, são atividades que aumentam a qualidade do produto. A proposta é intensificar a utilização delas ao extremo, fazendo com que sejam realizadas todo o tempo. A metodologia de desenvolvimento de software XP tem como objetivo ajudar a criar sistemas de melhor qualidade que são produzidos em menos tempo e de forma mais econômica que o habitual. Tais objetivos são alcançados através de um pequeno conjunto de valores, princípios e práticas, que diferem substancialmente da forma tradicional de se desenvolver software. Alguns se seus conceitos são: o código é testado e limpo ao longo de todo o processo de desenvolvimento, indicadores permitem medir o adiantamento do projeto para permitir a atualização do plano de desenvolvimento, as entregas de versões do software acontecem muito cedo e a uma frequência elevada, as equipes de desenvolvimento trabalham diretamente com o cliente em ciclos muito curtos de uma a duas semanas e etc.
DSDM - Dynamic Software Development Method
O método DSDM foi criado apoiando-se no método RAD a fim de preencher algumas das suas lacunas, nomeadamente oferecendo um plano que tem em conta o conjunto do ciclo de desenvolvimento. Os princípios conceitos do método DSDM são os seguintes: uma implicação dos utilizadores, uma frequência de entrega elevada, um desenvolvimento iterativo e incremental, a integração dos testes em cada etapa e a aceitação dos produtos entregues depende diretamente da satisfação das necessidades. Adaptação ao negócio é o critério para entregas “Construa o produto certo antes de você construí-locorretamente”.
Suas fases são: Estudo das possibilidades, Estudo dos negócios, Iteração do modelo funcional, Iteração de projeto e construção