Método em paul lazarsfeld.
São três as etapas da história do pensamento da pesquisa, de acordo com o autor Paul Lazarsfeld, as quais:
• Primeira: investigação, que visa o esclarecimento de discussões sobre problemas sociais, imediatos e prementes, no entanto sem negligenciar uma questão metodológica fundamental, a da quantificação em seu sentido mais amplo.
• Segunda: o próprio autor diz que pode ser chamada de “corrente em favor dos inquéritos”; caracterizada por importantes inovações no domínio das técnicas de inquérito por sondagem e medidas de atitudes que aperfeiçoaram métodos muito complexos de organização de questionários.
• Terceira: chamada codificação, a qual necessita definir a natureza dos conceitos que interessam ao analista de inquéritos, seguidamente determinar em função de conceitos, como proceder a uma analise rigorosa das relações existentes entre os mesmos.
2- De que forma Lazarsfeld estabelece a passagem dos conceitos aos índices? Enumere as etapas e caracterize.
A tradução dos conceitos em índices é uma das principais tarefas da investigação social empírica, desse modo, a passagem de um conceito para índice dá-se geralmente em quatro etapas, sendo elas:
• Representação-imagem do conceito: um investigador distinguirá em fenômenos dispares características subjacentes comuns, e observado as constantes, irá experimentar explicá-las.
• Especificação do conceito: conceito corresponde a um conjunto complexo de fenômenos , “mais que um fenômeno simples diretamente observável”, o mesmo é definido por aspectos e dimensões.
• Escolha dos indicadores: surge um problema já antigo, o qual, o que é um indicador? De acordo com William James, (The Meaning of Truth) analisa de modo que vai desde uma imagem até um conjunto de indicadores sugeridos pela experiência da vida cotidiana.
• Formação de índices: após escolhidos os índices, é necessário fazer uma síntese dos