método dos mínimos quadrados
Este trabalho teve um estudo de suma importância para o conhecimento acadêmico de cada aluno que faz parte dessa pesquisa. Inicialmente foi elaborado um estudo histórico sobre os valores do salário mínimo no decorrer dos anos 1995 e 2010. Os dados levantados em questão serão utilizados para uma analise através da utilização da função polinomial em um caso real utilizando o método dos mínimos múltiplos comuns.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta um estudo bastante interessante, demonstrando uma estimativa sobre os dados históricos dos salários mínimos desde 1995 e 2010. Analisa-se desta pesquisa foi através de gráficos e tabelas. Será explicitada no gráfico uma curva que mostra o ajuste da função nos pontos, para esta demonstração será utilizada a função polinomial para desenvolvimento do trabalho. Sendo necessário analisar e ajustar o polinômio ao método dos mínimos múltiplo quadrados, com utilização de derivadas parciais e regra da cadeia para dedução dos coeficientes a, b e c da função polinomial. O Resultado será utilizado em um estudo de caso, para ser elaborada uma analise da tendência de crescimento do valor do Salário Mínimo.
2 DESENVOLVIMENTO
O MMQ (Método dos Mínimos Quadrados) é uma técnica de otimização matemática que procura encontrar o melhor ajustamento para um conjunto de dados tentando minimizar a soma dos quadrados das diferenças entre a curva ajustada.
Sendo utilizado o método para desenvolver a dedução da formula mostrada no anexo 1.
(f(x))-g(x)²=0
2.1 Estudo de Caso
O estudo dos valores do salário mínimo no Brasil de 1995 até 2010 mostra o crescimento do salário e para calcular essa estimativa utiliza-se o método dos múltiplos quadrados, procura-se encontrar o melhor ajustamento para um conjunto de dados tentando minimizar a soma dos quadrados das diferenças entre o valor estimado e os dados observados. O salário mínimo inicial foi de 1995 com R$100,00 até 2010 com