Método de separações de substâncias
Apresentaremos nesse relatório, métodos de separação e purificação de misturas. As misturas podem ser homogêneas, quando apresentam uma única fase, ou heterogêneas, quando apresentam mais de uma fase, e esta fase representa o aspecto visual desta. Quando desejamos tornar essa mistura, uma substância pura, ou seja, formada exclusivamente por moléculas iguais, temos que aplicar processos de separação e purificação, que dependem de constantes físicas (ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade, etc.), das características individuais do elemento (polar, apolar), e de conhecimentos de propriedades (solubilidade, interação intermolecular, etc.). Existem vários métodos de separação, mas exaltaremos a dissolução fracionada, filtração e evaporação, pelo fato de ter feito a separação em sala da mistura da areia mais o sal. Esses processos são realizados para que a substância fique pura ou mesmo para caracterizá-las₂.
Na dissolução fracionada um dos componentes sólidos da mistura é dissolvido em um líquido, como a mistura sal mais areia, em que é adicionado água destilada, dissolvendo o sal, assim a areia se deposita no fundo do recipiente. Após isso, o experimento é separado pela filtração, em que a fase sólida é separada com o auxilio de papéis de filtro, ficando a areia no filtro, e a água mais o sal dissolvido em outro recipiente. Por fim é feito a evaporação, em que a substância é aquecida até a água evaporar, ficando somente o sal, tendo a perda do componente líquido₁.
OBJETIVOS Este experimento tem por objetivo separar os componentes de uma mistura heterogênea e homogênea, e determinar a composição percentual de uma mistura de sal e areia.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
- EXPERIMENTO 1: Separação de uma mistura heterogênea
Materiais:
1- Papel filtro pregueado;
2- Vidro de relógio;
3- Etiquetas;
4- Béquer de 100 mL;
5- Sal e areia;
6- Pisseta;
7- Aro metálico;
8- Suporte universal;
9- Bastão de vidro;
10- Funil;
11-