método das secções homogéneas
Nome: Lyudmyla Savchenko
Nº mecanográfico: 70322
Grupo I
A. No método das secções homogéneas:
1. “Sempre que seja viável, a unidade de imputação deve coincidir com a unidade de custeio, importando, por isso, identificar uma unidade de medida da atividade das secções que satisfaça, em simultâneo, aqueles dois objetivos.”
O método das secções homogéneas (ou dos centros de custos) tem como objetivo a imputação dos custos indiretos, numa primeira etapa, às secções ou centros de custos, e numa segunda, a sua repartição pelos objetos de custeio.
O método das secções homogéneas consiste no cálculo do custo industrial e dos custos não industriais, recorrendo a centros de custos ou secções. Este método pretende a fazer a repartição dos gastos gerais do fabrico pelos objetos de custo. Objetos de custo são os produtos ou os serviços.
Uma secção para ser considerada homogénea tem que respeitar algumas características:
• Ter um e só um responsável;
• As funções ou atividades desenvolvidas devem ser semelhantes, para que os custos respeitem a funções ou atividades idênticas, ou seja, homogéneas;
• A atividade da secção comum tem que ser medida numa unidade para todos os seus custos, de preferência que seja uma unidade de obra, por exemplo:
Horas-homem (Hh);
Horas-máquina (Hm).
Unidade de obra. É a unidade em que se expressa a atividade de cada secção. Esta unidade é simultaneamente unidade de custeio e unidade de imputação ou de controlo. Numa secção produtiva, a unidade obra é o valor de Hora-homem ou da Hora-máquina que se reflete no produto.
Chama-se unidade de imputação à unidade de medida que vai ser incorporada nos produtos finais ou noutras secções. Exemplo de unidade de imputação: Os custos referentes ao armazém de produtos acabados são imputados à produção de determinado mês - a unidade de imputação é a quantidade de produtos acabados entrados em armazém.
Unidade de custeio. É a unidade em que é expresso o