Méodos de Avaliação
Fase Motora Reflexiva: Reflexos são movimentos involuntários, controlados subcorticalmente e que desencadeiam o processo de desenvolvimento motor dos indivíduos. Fase de codificação as informações são reunidas e armazenadas e na de decodificação elas são processadas.
Dentro do útero até 4 meses de idade: estágio de codificação de informações
De 4 meses até 1 ano de idade: estágio de decodificação de informações Fase Motora Rudimentar: os movimentos rudimentares são as primeiras formas de movimentos voluntários que o ser humano apresenta. Os movimentos nessa fase são considerados rudimentares, embora haja intencionalidade em realizar a ação, o bebe não possui controle e precisão neuromotora.
Do nascimento até 1 ano: estágio de inibição de reflexos
De 1 a 2 anos: Estágio de Pré Controle
Fase Motora Fundamental: Período crítico no processo de desenvolvimento motor. No desenvolvimento motor as aquisições futuras incorporam as aquisições motoras anteriores, as habilidades básicas são fundamentais para a constituição das habilidades específicas.
De 2 a 3 anos: Estágio Inicial (a habilidade é caracterizada pela ausência de elementos. Nessa etapa a principal demanda é a aquisição das habilidades fundamentais)
De 4 a 5 anos: Estágio Elementar (ocorre a gradativa sincronização dos elementos que compõem o movimento e o aumento do controle e da coordenação rítmica. A prioridade é a estabilização das habilidades básicas, para que elas adquiram um padrão de regularidade na sua execução)
De 6 a 7 anos: Estágio Maduro (as habilidade apresentam um maior grau de coordenação, de eficiência e de controle. A principal demanda nesse estágio está relacionada com a diversificação e complexificação das habilidades básicas.
Fase Motora Especializada: habilidades específicas são habilidades básicas que foram refinadas e aplicadas a um contexto ambiental específico ou habilidades básicas que foram combinadas