Mármore
Trabalho de Geologia
Professor Marcos Formoso
Daniel e Marcio
Curso Técnico em Estradas – Turma 512N2 /2014
INTRODUÇÃO
Em geral, as rochas são recursos naturais de grande importância e valor para a construção civil. Elas possuem diversos tipos de aplicações, tanto de
forma estrutural e de revestimento, quanto de forma ornamental, o que é mais comum. Quando usadas para fins decorativos, as rochas são submetidas a um intenso processo de polimento, garantindo uma superfície extremamente lisa e
brilhosa.
No Brasil, tais rochas ornamentais têm ampla utilização, seja em revestimento externo de prédios, bancadas, pias, pisos, etc.
E esta utilização está em notável crescimento, devido a versatilidade deste tipo de rocha,
podendo inclusive ser encontrada na natureza em cores variadas. Desta forma, engenheiros e arquitetos fazem uso cada vez maior de rochas decorativas em seus projetos.
A rocha apresentada, o mármore é mais utilizado como ornamento, mais do que
qualquer outro tipo de rocha.
A classificação predominante no mercado é bastante genérica, pois nem sempre corresponde verdadeiramente à classificação da rocha.
O MÁRMORE
O mármore é uma rocha metamórfica proveniente do calcário. Este tipo de rocha contém mais de 50% de calcita e/ou dolomita, ou seja, são formadas a partir do metamorfismo de calcários (rochas sedimentares compostas principalmente de calcita) e dolomitos (rochas também sedimentares formadas, sobretudo carbonato de cálcio e magnésio).
Apresenta estrutura maciça e
granulação variada.
Ela recebe o nome de rocha metamórfica porque é formada a partir da transformação
físico-química sofrida pelo calcário a altas temperaturas e pressão. Isto explica porque
as maiores jazidas de mármore se encontram em regiões de atividade
vulcânica e que possuem a rocha matriz calcária. O grau metamórfico juntamente com a composição química
do mineral