Máquinas
Tema: Geradores de Corrente Contínua
Grupo: Diego Pessanha, Kaio Massena e Pablo Bittar
Turma: Eletromecânica - 3º Módulo
Professor: Luis Antônio França
Sumário
1 - Introdução
2 - Histórico
3 - Princípio do Funcionamento
4 - Elemento de um gerador de corrente contínua. 4.1 – Rotor 4.1.1 - Comutador 4.1.2 - Eixo 4.1.3 - Núcleo do induzido 4.1.4 - Enrolamento 4.2 - Estator 4.3 - Escova
5 - Tipos de Geradores 5.1 - Excitação independente 5.2 - Auto excitado – série 5.3 - Auto excitado – Paralelo ou shunt 5.4 - Auto excitado – Misto
6 - Curvas de Desempenho
7 - Conclusão
8 - Bibliografia
Gerador de Corrente Contínua
1 - Introdução
Quando se trata de um gerador, a energia mecânica é suprida pela aplicação de um torque e da rotação do eixo da máquina. A fonte de energia mecânica tem o papel de produzir o movimento relativo entre os condutores elétricos dos enrolamentos de armadura e o campo magnético produzido pelo enrolamento de campo e desse modo, provocar uma variação temporal da intensidade do mesmo, e assim pela lei de Faraday induzir uma tensão entre os terminais do condutor.
Desta forma, a energia mecânica fornecida ao eixo, é armazenada no campo magnético da máquina para ser transmitida para alimentar alguma carga conectada à máquina.
2 - Histórico
Esta máquina que revolucionou o mundo em poucos anos, foi o último estágio de estudos, pesquisas e invenções de muitos cientistas, durante quase três séculos. O gerador elétrico foi inventado em 1879 por Werner von Siemens, co-fundador da Siemens AG.
3 - Princípio de Funcionamento
Quando se trata de uma gerador, a energia mecânica é suprida pela aplicação de um torque e da rotação do eixo da máquina, uma fonte de energia mecânica pode ser, por exemplo, uma turbina hidráulica, uma turbina eólica, etc.
A fonte de energia mecânica tem o papel de produzir o movimento relativo entre os condutores elétricos dos