musicoterapia
Nome: Renata Aquino
Série:Primeiro ano
Orientador: Roberto Schkolnick
“A música é capaz de reproduzir, em sua forma real, a dor que dilacera a alma e o sorriso que inebria.”
– LU D W I G WA N B E E T H O V E N
Q U E S TÃ O
N O RT E A D O R A
Quais são os benefícios da música na vida das pessoas portadoras de necessidades especiais?
Qual é o poder da música além do entretenimento?
O QUE É?
A musicoterapia é a utilização da música ou de seus elementos constituintes por um musicoterapeuta qualificado com objetivo de facilitar a comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, organização e outros objetivos terapêuticos que buscam desenvolver potenciais para que o paciente alcance uma melhor qualidade de vida, através do tratamento.
ME T OD OLOGI A
A minha pesquisa é qualitativa, e pretendo entrevistar alguns musicoterapeutas. Com os dados coletados, pretendo fazer uma análise comparando pessoas com necessidades especiais que utilizam a musicoterapia como meio de tratamento, e pessoas que não a utilizam, com foco no autismo e na síndrome de down. INTRODUÇÃO
A música é o conjunto de sons que juntos ou separados podem ser trabalhados em melodia, harmonia ou ritmo. Ela é uma linguagem universal que está por todos os lados, tem enorme poder sobre nós e esteve presente na vida das pessoas desde sempre, mas só a um século é usada para além do entretenimento.
Passou a ser usada para a musicoterapia, ou seja, o tratamento através da música. Pode ser usada com pessoas portadoras de diversas necessidades especiais, como pessoas com autismo, esquizofrenia, síndrome de down, deficiência auditiva e entre outros.
Isso por que ela ativa o centro de prazer do cérebro e têm tendência a acalmar as pessoas.
AUTISMO E SÍNDROME DE
D
O
W
N
Autistas nascem com dificuldade de compreensão e a música pode ser considerada um dos únicos meios de comunicação para eles, pois apesar das dificuldades do autista, a tendência é que tenham mais facilidade com a música e