musicista
O livro a criança e a música trata do desenvolvimento musical das crianças no de correr dos anos.Do modo com que se deve abordar a música para que os alunos quando entrarem na idade adulta não tenham problemas.
Para melhor entendimento do ciclo de desenvolvimento musical infantil,é separado por 4 etapas: primeira etapa do nascimento aos dois anos;segunda etapa dos três aos seis anos;terceira etapa dos sete aos doze anos e quarta etapa na adolescência.
Na primeira etapa ,as aptidões da criança podem ser notadas muito cedo,já no primeiro ano de vida.Segundo Gesell, a primeira diferenciação do bebê é a auditiva ,pois a capacidade motora e tatil podem demorar um pouco.Segundo Howard,o bebê é tratado como um ser inferior ao adulto ,por isso talvez, não o possibilitam todo o desenvolvimento que pode ocorrer.
Na segunda etapa,a linguagem da criança não é completa,mas vai aumentando.Nesta idade as crianças começam a ir para a escola ,lá as professoras não valorizam tanto o ouvir como deveriam ,mas a visão e os movimentos.Como quando os pais a colocam na frente da tv, sendo que as imagens se tornam mais interessantes para a criança do que o meio sonoro.Nesta idade as aulas de música devem se estender por no máximo 20 minutos.
A educação deve se dar pelo desenvolvimento da percepção sensorial auditiva.De forma a fazer a criança explorar os sons .Através de movimentos sonoros,e de fontes sonoras, mostrando a ela sons do ambiente natural,familiar e escolar.Para depois poder classificar os sons segundo a altura.
Após isso passamos a trabalhar a percepção rítmico-melódica e harmônica juntamente com a sensorial.Para este devemos usar jogos de eco melódico,de pergunta e resposta,sendo que o professor sempre deve mostrar ao aluno como fazer,pois eles gravam por imitação.Pode se fazer exercícios de indentificação de intervalos ,já que se trabalha com canções de intervalos que começam com 2a M ,2am,3aM,3am,4,5e 8 justa ,6a