Museu Geológico da Bahia (RESUMO)
Coleções de pedras brutas e lapidadas, ambientes temáticos sobre a exploração do petróleo e de urânio, de garimpos de diamantes e de artesanato mineral, áreas em que a Bahia foi, ou é, expoente, coleções de meteoritos raros, banners e exposições sobre os pioneiros da geologia e mineralogia no Brasil e na Bahia, mapas e diagramas geológicos e instrumentos de trabalho desta profissão, fazem parte do seu acervo, dispostos de forma moderna e com iluminação adequada. A grande maioria das peças apresentadas éproveniente do próprio estado, que apresenta uma extensa diversidade geológica, das mais completas do país.
No anexo de paleontologia se encontram fósseis diversos e ainda uma réplica, em tamanho natural, de um mastodonte, animal ancestral do elefante, hoje extinto, que vivia no Brasil, cujos fósseis foram encontrados na localidade de Pedra Vermelha, no nordeste do estado.
O salão de rochas ornamentais expõe blocos em bruto e placas polidas destes materiais, todos de procedência baiana, produtos importantes na pauta de exportação mineral do estado.
A área de eventos encontra-se no anexo moderno, ao fundo, compreendendo um auditório e terraço, que se encontram arrendados a um grupo privado, que os utilizam como cinema de arte e café, ambos muitos concorridos.
Este museu vai além da proposta meramente expositiva de minerais e rochas, possuindo um caráter científico e didático, buscando vincular os minerais e rochas à vida humana, em todos os seus aspectos, e ressaltando ainda a importância destes na economia do estado. Profissionais da área são disponíveis para visitas guiadas ao local. A