Micoses
Coceira;
Alterações descamativas da pele lesões que se apresentam de forma particular, de acordo com o tipo e a extensão da micose, por exemplo:
Frieira: Lesão na pele que descama e coça, com local bem definido, geralmente ocorre nos pés, entre os dedos;
Impigem: Lesão arredondada, com bordas levemente avermelhada que coçam e descamam;
Micose na virilha: Placa avermelhada de grande extensão, às vezes descamativa, que coça e tem área bem definida.
Hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de 2 a até mais de 10 anos.
A hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato. A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente que apresenta a forma infectante da doença (multibacilar - MB) e que, estando sem tratamento, elimina o bacilo por meio das vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros), podendo assim infectar outras pessoas suscetíveis.
O diagnóstico da hanseníase é basicamente clínico, baseado nos sinais e sintomas detectados no exame de toda a pele, olhos, palpação dos nervos, avaliação da sensibilidade superficial e da força muscular dos membros superiores e inferiores. Em raros casos será necessário solicitar exames complementares para confirmação diagnóstica.