INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: VIVÊNCIAS COM A ESCOLA PÚBLICA NUMA PERSPECTIVA DE DIFUSÃO DOS DIREITOS HUMANOS
Murila Ayala Carneiro1
Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID traz a oportunidade para o licenciando ter seus primeiros contatos com a docência na escola pública e consequentemente já ir sofrendo as lapidações necessárias para se tornar um bom professor. Neste artigo explanarei o resultado dos dois anos e meio de experiência como bolsista deste programa, em turmas do ensino fundamental e médio nos Colégios Estaduais: Odorico Tavares, Sátiro Dias e João das Botas, todos eles situados na cidade Salvador na Bahia. O projeto é baseado no tema matricial do PIBID-História: História, memória e educomunicação para a difusão dos direitos Humanos, que se alicerça no Plano Nacional dos Direitos Humanos 3 – PNDH3, para buscar nos seus eixos, os temas transversais que estruturam os planos de trabalho dos bolsistas.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. HISTÓRIA. MEMÓRIA. EDUCOMUNICAÇÃO.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência-PIBID é uma iniciativa que aprimora e valoriza a formação do professor para a educação básica, porém faz mais que isso. Ele leva os iniciantes à docência para sala de aula de escolas públicas, proporcionando experiências inesquecíveis que contribuirão para o desenvolvimento deste futuro professor.
A experiência que pude adquirir neste tempo em que estou no PIBID foi e continua sendo imprescindível para a minha futura carreira profissional como professora. Pois, a escola é o ponto de partida para as experiências que construirão futuros cidadãos. Nela, ocorrem experiências que produzirão ações individuais e coletivas no sentido de materializar sua cultura e aumentar seu conhecimento de mundo e científico. Prossegue com sua função formadora e para isto cria registros significativos de memória, através de relatos, de trabalhos escolares e de outros documentos ali