MUSEU DE MUNEROLOGIA

520 palavras 3 páginas
Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães

Mais controvertido prédio em estilo pós-moderno de Belo Horizonte, o atual Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães foi construído no final dos anos 1980, na praça da Liberdade, e ainda hoje provoca polêmica. O conjunto de materiais empregados na fachada e laterais levou o prédio de colorido extravagante a ficar popularmente conhecido pelo nome de Rainha da Sucata, em alusão à telenovela de grande sucesso exibida pela Rede Globo em 1990.
Os autores do projeto foram os arquitetos Éolo Maia (1942-2002) e Sylvio de Podestá. A concepção ousada incorpora diversos tipos de materiais característicos de Minas Gerais, desde chapas de aço das indústrias metalúrgicas até pedras como o quartzito, a ardósia e a pedra-sabão. Sua área construída é de 1.460 metros quadrados, num terreno de 620 metros quadrados.
Sua fachada lembra uma colagem de chapas de alumínio, com um vão central contendo formas geométricas. Uma torre cilíndrica, em chapas amarelas, escora o edifício do lado direito, enquanto uma outra torre, retangular e marrom, compõe o lado esquerdo. O prédio acompanha a altura e o volume dos prédios históricos das secretarias de Estado na praça da Liberdade. Originalmente, abrigou o Centro de Apoio Turístico Tancredo Neves e a Turminas. No nível térreo, há um salão com espaço para exposições e um anfiteatro com capacidade para 400 pessoas. O museu homenageia o pesquisador Djalma Guimarães, um dos principais geocientistas do Brasil. Formado na tradicional Escola de Minas de Ouro Preto, trabalhou nas áreas de mineralogia, petróleo e minerais radioativos. É responsável pela descoberta da maior jazida do mundo de nióbio, metal largamente utilizado hoje no campo da supercondutividade.
O acervo do museu é composto por cerca de 3.000 peças, amostras dos principais minerais extraídos no planeta. Na entrada do Memorial da Mineração, está o quartzo considerado um dos maiores do mundo e chamado de Patriarca. As primeiras

Relacionados