Museu de Ciências
A iniciativa da criação do Museu de Ciências da Universidade de São Paulo (MC-USP) remonta à primeira metade dos anos 90. O conceito atual desenvolveu-se a partir do projeto encaminhado em 1997 à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária pelo Prof. Ernst Wolfgang Hamburger, Diretor da Estação Ciência. Submetido à Coordenação dos Museus, em 29 de abril de 1998, foi aprovado o parecer do Relator, Prof. Adilson Avansi de Abreu, sugerindo que o projeto inicial para a implementação do Museu de Ciências partisse de moldura conceitual articuladora dos diferentes acervos, quadros técnicos e espaços físicos já existentes na Universidade, integrando-os de maneira sistemática com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, devendo a questão ser discutida no âmbito do respectivo Conselho.
Em 14 de maio de 1998 o Conselho de Cultura e Extensão Universitária (COCEX), considerando a complexidade da questão, constituiu um Grupo de Trabalho, Integrado pelos professores doutores: Ernst Wolfgang Hamburger (Estação Ciência), na condição de coordenador, Dietrich Schiel (CDCC), José Teixeira Coelho Netto (MAC), Maria Cecília França Lourenço (CPC), Maria Cristina Oliveira Bruno (MAE), Marta Rossetti Batista (IEB), Miguel Trefaut Urbano Rodrigues (MZ) e Yara Regina Marangoni (IAG), com a incumbência de elaborar uma proposta que articulasse todas as iniciativas das Unidades de Ensino e Pesquisa, dos Museus e dos Institutos Especializados que objetivassem integrar conceitos e acervos, tendo em vista a implantação de um novo formato de Museu na Universidade. Deliberou ainda o CoCEx que todas as Unidades, Museus e Institutos Especializados fossem consultados sobre o interesse em participar desta iniciativa.
Em 8 de outubro de 1998, o CoCEx aprovou por 29 votos favoráveis e 1 abstenção, sem nenhum voto contrário, a proposta apresentada pelo Grupo de Trabalho, que recomendou, após exaustiva apreciação da matéria, que se procedesse, sob a coordenação da CPC, ao