Museo
Situado no campus da Fiocruz – uma imensa área verde em meio a uma região densamente habitada por comunidades carentes e com um grande número de escolas públicas –, o museu surge como polo de lazer aliado à cultura e à educação sobre temas ligados a ciências, saúde e tecnologia, de forma lúdica e criativa.
O museu mantém sob sua guarda um acervo com cerca de 2.100 itens, entre os quais estão objetos pessoais de pesquisadores do antigo Instituto Oswaldo Cruz e da atual fundação, além de material de laboratório e de precisão, material relacionado à produção de medicamentos e vacinas, equipamentos médicos, entre outros itens.
Parque da Ciência
Com cerca de 2.400 metros quadrados de área aberta e uma parte coberta para atividades complementares, no parque o visitante pode entender como funciona o olho humano, pode escalar uma célula gigante, gerar luz sem energia elétrica.
Passado presente no Pavilhão Mourisco
Uma visita guiada ao Pavilhão Mourisco leva o visitante a um passeio pelo Rio de Janeiro do início do século XX, época de sua construção. O visitante pode ainda descobrir os detalhes do contexto das transformações na saúde pública do Brasil, em um dos episódios mais marcantes, a Revolta da Vacina; contemplar sua arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe do Castelo; conhecer a mostra entomológica que reúne insetos da coleção de Ângelo Moreira da Costa Lima, importante pesquisador brasileiro que trabalhou com Oswaldo Cruz no combate à febre-amarela.
Projetos de divulgação científica e da saúde
O Projeto Ciência Móvel - Vida e Saúde para todos funciona como um museu itinerante que viaja em um caminhão, levando exposições, jogos, equipamentos interativos,