Musculos superiores
MÚSCULOS são órgãos que possuem a propriedade de contratilidade, ou seja, diminuem seu comprimento (encurtam-se) sob influencia de um estímulo proveniente do Sistema Nervoso. Como resultado disso, os músculos promovem movimento de várias partes do corpo, alteram o diâmetro dos tubos e expulsam resíduos do corpo.
Nos músculos, a porção mais carnosa é chamada de ventre e esta é presa nas extremidades por um tecido conjuntivo bastante resistente chamado tendão. Chamamos origem a extremidade menos móvel e geralmente proximal e inserção a extremidade mais móvel e geralmente distal. O músculo é envolto por uma membrana chamada fáscia muscular, que contém artérias, veias, nervos e vasos linfáticos.
Os músculos são classificados de 2 formas. A primeira conforme sua ação e a segunda conforme sua estrutura. Conforme sua ação podem ser: 1) Voluntários: contraem conforme a vontade do indivíduo (controle consciente). Contração rápida. 2) Involuntários: contraem independentemente à vontade do indivíduo. Contração lenta e referente à vida vegetativa.
Conforme sua estrutura: 1) Esqueléticos: são fixos nos ossos do esqueleto, por isso quando contraem exercem força nos ossos e então eles se movem. Portanto, estes músculos são responsáveis por atividades como andar e manipular objetos. São os únicos músculos voluntários do corpo. Possuem fibras musculares estriadas.
2) Liso: é também chamado músculo visceral, pois se encontra nas paredes dos órgãos ocos e tubulares. Portanto, os sistemas digestório, respiratório, genital, urinário e cardiovascular possuem este tipo de músculo. É um músculo involuntário. 3) Cardíaco: é um tipo especial de músculo que está nas paredes do coração. Possui fibras estriadas, mas com funcionamento involuntário, igual ao do músculo liso.
Ações Musculares É a contração dos músculos esqueléticos que causa os movimentos das diferentes articulações do corpo. Para realizar estes movimentos os músculos