072801170442
527 palavras
3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIACENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS
CURSO DE GEOGRAFIA – LICENCIATURA GEORMOFOLOGIA
ATIVIDADE DA UNIDADE C/5
Através desses dois exemplos de representação gráfica do clima, o qual nos permite de uma maneira simples e eficaz a verificação da sazonalidade climática das regiões podemos identificar e comparar as variedades climáticas dos dois Sistemas Morfoclimáticos e descrever quais formas de relevo predomina em cada um deles. FIGURA: A
PLANICIE AMAZÔNICA.
RELEVO: É formado por terras baixas (depressões) que formam a planície Amazônica. (PLANALTOS, PLANICIES E DEPRESÕES).
SOLO: É pobre, mas não em toda parte, pois isso é só abaixo da camada orgânica superficial é também um solo arenoso.
CLIMA: Equatorial sendo quente e úmido possui também chuvas freqüentes. Climas frio-seco, quente-úmido e quente-seco. A última fase frio-seca data de 18 mil a 12 mil anos atrás, quando o clima da Amazônia era semi-árido, com temperatura média rebaixada por até 5ºC. Em seguida, houve o retorno do clima quente-úmido, que chega ao máximo em torno de 7 mil anos atrás. Desde então, e com várias oscilações de menor porte, vivemos um clima relativamente quente-seco.
REDE HIDROGRÁFICA: É muito rica, com rios extensões volumosos e milhares de pequenos cursos d’água podemos considerar como principais representantes o Rio Negro (de águas negras), o Rio Solimões, Madeira e Amazonas( águas barrentas ou amarelas) e o Rio Tapajós (de águas claras ou transparentes).
A FORMAÇÃO VEGETAL AMAZONICA: Tem três tipos principais de mata igapó, várzea e mata de terra-firme. A mata de igapó é inundada permanentemente. A várzea é inundada somente nos períodos de cheia. A mata de terra-firme, normalmente não é inundada.
FIGURA: B
DOMINIO DA CAATINGA (SEMI-ÁRIDO)
RELEVO: É denominado por extensas