Muros de arrimo
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
JOSIANI BETENCOURT
VANESA DELAZARI
PROJETO MURO DE CONTENÇÃO
ERECHIM
2014
INTRODUÇÃO
Vanessa! Escreve qualquer coisa sobre muros de contenção em geral, muros de concreto, sei lá haha e também sobre a teoria de rankine, não tem muito o que inventar.
No restante, vê se quer acrescentar mais alguma coisa daí, depois me manda que eu imprimo tudo e mando pro e-mail dele! beijos 2 PARÂMETROS INICIAIS
A proposta deste trabalho é projetar uma estrutura em uma encosta, para vencer um desnível de 7,00m, com um muro de arrimo. Alguns fatores devem ser levados em conta como, por exemplo, a existência de dois materiais e que os parâmetros de resistência no contato solo muro devem ser reduzidos para 2/3 dos valores do solo. A situação local pode ser visualizada na Figura 1.
Figura 1: Situação atual
Fonte: Dados recebidos.
Ainda deve ser considerado o peso do concreto de 24kN/m³ e que, após liberação para o tráfego da rodovia, haverá a sobrecarga de 20 kPa. Após isso, deve ser considerada a hipótese de que o dispositivo de drenagem não seja eficiente e se tenha água a 2,00m da base do muro.
2.1 DEFINIÇÃO DO MURO
O muro escolhido é o que mostra a Figura 2 e foi dimensionado geometricamente da seguinte forma:
Altura (h) = 7,00 m do desnível + 0,65m de solo + 0,85m de base = 8,50m
Largura total da base (b) = 5,10m
Altura da base até nível do solo (D) = 1,50m
Largura do corpo = utilizada a mínima de 0,30m.
Figura 2: Muro escolhido
Fonte: Dados recebidos.
A metodologia adotada para o cálculo foi a Teoria de Rankine, a qual considera que uma breve deformação no solo é o suficiente para provocar uma total mobilização da resistência de atrito. Os parâmetros verificados no muro foram a