Muro de Berlim
AOC União Soviética, em 1989, vivia uma crise econômica e política, vendo-se obrigada e gradativamente deixar de lado sua posição como superpotência e, diminuir seus gastos militares para manter os regimes do Leste europeu.
AORFamílias ficaram divididas, de um dia para o outro, as pessoas ficaram sem contato com os parentes que ficaram do outro lado do muro.
Os povos do Leste europeu sonhavam com o padrão de vida e o consumo da parte ocidental do continente europeu, mais foi um sonho reprimido até os anos 80. Com a crise do socialismo e em especial com o enfraquecimento da superpotência que comandava esse bloco, saíram às ruas exigindo mudanças, aspirando a uma situação semelhante à da outra parte do continente. A queda do muro de Berlim, a reunificação da Alemanha e as grandes mudanças políticas e econômicas que vêm ocorrendo na Europa oriental desde os anos 90 resultam de um conjunto de reivindicações, sobretudo políticas, que remontam às primeiras intervenções militares soviéticos em territórios de alguns desses países em meados da década de 1950.
. após várias manifestações populares e o fracasso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, o Muro de Berlim foi derrubado. Após 28 anos da existência do muro, sua queda provocou euforia na população alemã, comemorações foram realizadas nas ruas e o muro começou a ser demolido.
Esse fato representou o fim da Guerra Fria e fortaleceu o processo de