MURAIS MEXICANOS
INTRODUÇÃO
Arte é um forma de expressão de sentimentos, emoções, história e cultura. E através dos anos ela vem evoluindo e marcando cada vez mais os movimentos da sociedade. No México a cultura milenar de pinturas em muro marca mundialmente a cultura do país. Ela ressurgiu no início do
Século XX, juntamente com o movimento revolucionário.
DESENVOLVIMENTO
No início do século XX, em 1910 o México passou por grandes transformações sociais. O atual presidente do país na época, Porfírio Diaz, governava o país já havia trinta anos. Era reeleito de forma ´´democratica´´, porém as eleições eram manipuladas a seu favor, mantendo – o sempre no poder. A elite agraria predominava no país e a promessa de um reforma agraria nunca comprida desagrava a população. Francisco Madeiro comandou a frente da população e iniciou a revolução Mexicana, tomando a frente do país.
Nesse contexto histórico, a arte em murais tomou força e os artistas viam a forma ideal de representar e transmitir as ideias revolucionarias de forma realista a uma população em que a maioria era analfabeta e alienada. Pela primeira vez no país, o povo teve contato com a arte. Esse movimento artístico ficou conhecido como pintura muralista. Os principais representantes do movimento foram: Clemente Orozco(1883-1949),David Siqueiros(1896-1974) e Diego Rivera(1886-1957). Eles conseguiram representar nos muros a história do México, levando conhecimento e incentivo a população.
CONCLUSÃO
O movimento conhecido como pintura muralista foi um importante manifestação cultural do século XX que visava a população rural e menos favorecida, transmitindo nos muros a história do méxico de maneira realista e denunciando as desigualdades sociais, a miséria e exploração dos camponeses.
Revolução e arte foram unificadas, o que fez com que fosse mais celebrada e ganhasse mais força entre o povo.
BIBLIOGRAFIA
http://www.mundoeducacao.com/historia-america/muralismo-revolucao-mexicana.htm