Mundo
Tema de pesquisa: A política de natalidade chinesa
Objetivos:
Analisar como e porque foi instalada a política de natalidade chinesa.
Caracterizar como funciona a politica de natalidade chinesa.
Analisar os motivos para a existência dessa política e as suas consequências para a China.
Identificar como funciona a estrutura social e de gênero no país.
Hipótese:
A partir das consultas realizadas sobre o assunto, acredito que a possibilidade de reavaliar a política do filho único com seriedade e responsabilidade podem evitar atitudes que possam resultar em um aumento incontrolável do número de idosos e também uma falta de mão-de-obra. Depois de estabelecer minha hipótese, irei pesquisar mais sobre o assunto.
Método de pesquisa:
Para realizar a pesquisa foram utilizados diversos livros sobre a política de natalidade da China, uma notícia de jornal e uma entrevista com um geógrafo.
1. O QUE FOI E PORQUE FOI INSTALADA A POLÍTICA DO “FILHO ÚNICO” NA CHINA
No final da década de 1970, considerando que a população chinesa representa 20% da população mundial e que esse número é crescente, o governo chinês durante o governo comunista de Mao Tsé-tung, no governo Beijing, colocou em prática a política do “filho único” visando controlar a explosão demográfica, evitando mais de 400 milhões de nascimentos.
2. COMO FUNCIONA A POLÍTICA DE NATALIDADE CHINESA * É proibido as pessoas fazerem o teste ilegal para verificar o sexo do feto e abortos com base na escolha do bebê; * O uso de ultrassom era proibido; * Casais que morassem na zona rural poderiam ter até 2 filhos se o primeiro filho fosse do sexo feminino; * A maioria dos casais urbanos está limitada a uma única criança a não ser que paguem multas elevadas; * Em todo o país, agora a política permite que casais urbanos tenham mais do que dois filhos sem ambos os cônjuges forem de famílias com um só filho. * Segundo a tradição chinesa, o filho homem é responsável