mundo
Varias doenças foram introduzidas pelos brancos, colonos, portugueses etc. Os índios foram dizimados, é apresentado no filme um texto do Pe. Antônio vieira falando da devastação dos índios.
Chico Buarque aparece no filme falando do surgimento do caboclo. A língua tupi – guarani era a língua falada, o português era falado como segunda língua introduzida por d. Pedro II, é introduzido um o novo contexto econômico baseado na exploração.
Paulo Vanzolini participa falando do surgimento dos seringueiros, a Amazônia, foi ocupada no fim do séc. XVIII.
Em 1955 começa a penetração do homem através da transamazônica, começa a degradação e o contato com os índios, prejudicando a cultura e o meio ambiente, durante o filme aparece a fala de Chico Mendes e sua luta.
O filme mostra a festa do círio de Nazaré, as danças, Amazônia que tinham que sair do sistema antigo para o sistema moderno, mostra também a diversidade de frutos, peixes e que podia ser um grande pode econômico. Enfim mostra a Amazônia como um grande jardim, um potencial, que pode ser usado com consciência.
A partir do dia 2 de outubro de 2012 postamos, em dez capítulos em dias sucessivos, o documentário “O Povo Brasileiro”, dirigido por Isa Grinspum Ferraz e produzido pela produção da Fundação Darcy Ribeiro, TV Cultura e GNT, a partir da obra de Darcy Ribeiro O Povo Brasileiro: a Formação e o Sentido do Brasil, de 1995. Na ocasião relembrávamos inclusive um ótimo artigo de Arlindenor Pedro a respeito, que havíamos publicado em fevereiro de 2012, com o título A obra em que Darcy Ribeiro desafia o Brasil. Hoje, uma pergunta de Ney Didãn indagando o que havia acontecido, pois não encontrava mais