mundo
Curso Técnico de Edificações
Disciplina: Química
Estruturas Metálicas e Madeiras na Construção Civil
Aluno: Wesley Muniz da silva
Dezembro de 2014
1. Estruturas Metálicas
Desde o século XVIII, quando se iniciou a utilização de estruturas metálicas na construção civil até os dias atuais, o aço tem possibilitado aos arquitetos, engenheiros e construtores, soluções arrojadas, eficientes e de alta qualidade.
1.1 Utilidade
As estruturas metálicas têm uma grande variedade de aplicação na construção civil. O aço pode ser moldado e assumir a forma desejada. Vejamos alguns exemplos de utilização do aço:
Galpões: Um das formas mais usadas para construção de galpões é usando o aço. O aço pode ser usado nos pilares, vigas ou coberta.
Coberturas: O aço oferece inúmeras soluções de cobertura. É relativamente leve se comparado a lajes ou estruturas de concreto.
Concreto armado: Fundações, vigas e pilares recebem o aço para combater os esforços que são submetidos. Nas vigas, o aço é útil para suportar a força de tração, já nas fundações o aço ajuda a “amarrar” as estruturas, evitando a deformação mesmo após o rompimento do concreto. O aço também ajuda a distribuir as cargas através de vigas baldrames.
Escadas: Algumas escadas são produzidas em aço.
Andaimes e escoras: Muitas ferramentas de construção são compostas de aço.
Pontes: Em construções de grande porte o aço é fundamental, pois é usado em grande volume.
1.2 Execução
O aço geralmente é executado mais rápido do que as construções convencionais. Nos casos de fundações e concreto armado, ele pode também ser montado em paralelo com a obra. Atente-se para o fato de que a execução do aço não é afetada pela ocorrência de chuvas.
Há ainda a vantagem quem o aço ser reciclável, tendo 100% de reaproveitamento.
Com a evolução da construção civil, novos modelos de construção vêm surgindo, como por exemplo, o