MUNDO ESCOLA
Meu nome é Helma Peixoto da Rosa Gomes, hoje com 31 anos, nascida e criada na cidade de Cuiabá – MT, segunda dos três filhos de Hélia Maria Peixoto e também segunda dos quatro filhos de Celmo Gabriel da Rosa.
Neste memorial relato minha trajetória de vida pessoal e profissional, as influências que interferiram na minha formação moral, social, intelectual e emocional. Relato também o que me levou a participar do curso de Pedagogia.
Para mim, produzir este memorial, buscando referências iniciais sobre minha história, é reviver alguns momentos que considero mais marcantes de minha vida, que contribuíram para minha educação, os primeiros contatos com valores éticos e morais que permanecem até os dias de hoje.
CAPÍTULO I – HISTÓRIA DE VIDA
Como toda criança oriunda de família de classe econômica baixa, cresci vendo as dificuldades da minha mãe em prover o mínimo necessário para a nossa sobrevivência de maneira digna. Minha mãe era separada do meu pai, ele a abandou quando ainda estava grávida de meu irmão mais novo, cuja diferença de idade com a minha era de cinco anos, e de 15 anos com meu irmão mais velho, funcionária de uma loja de motosserras onde trabalha até os dias de hoje, sempre lutou para o nosso sustento sozinha, nunca teve a mínima ajuda do meu pai. Talvez, pelo fato de ser a única mulher e mais sensível, fui a que mais sofreu o impacto da separação, naquela época foi como se fosse o falecimento do nosso pai em 1985, pois ele desapareceu não nos ajudava em nada, nem se quer dava um telefonema, para saber se estávamos bem, e eu tinha apenas cinco anos incompleto de idade. A quase orfandade paterna além de acentuar as dificuldades econômicas da família, desenvolveu em mim certo sentimento de inferioridade diante dos meus amigos, pois era a única a não ter a figura do pai no dia a dia. Talvez venha daí a importância da minha mãe na nossa formação, a quem devo a observância dos valores éticos e morais relevantes para o exercício da