Entre o mundo das escolas
Belém/PA
2012
Entre os Muros da Escola
O filme entre os muros da escola acontece dentro de uma sala de aula em uma escola em Paris durante as aulas de Literatura Francesa. Percebe-se que o professor passa por situações que o deixam constrangido devido o descaso dos alunos com a aula de literatura, devido estes alunos serem de outras etnias e esta aula não ter nada a ver com suas origens.
Vemos neste filme que o professor Marin está comprometido realmente no processo de ensino e aprendizagem e se mostra disposto a enfrentar através do diálogo os desafios que surgem naquela turma sem disciplina com a intenção de transformar os questionamentos daqueles alunos num aprendizado através da reflexão crítica.
Segundo Cipriano Luckesi ser um educador envolve uma preocupação social, possui grande importância por promover mudanças na História.
Trabalhar nos alunos o conhecimento e o hábito de se fazer uma reflexão crítica dos fatos a fim de obter mudanças no modo de pensar.
Os conflitos questionados pela maioria daqueles alunos de diferentes realidades naquela sala de aula é usado para reflexão e esclarecimento.o professor passa a mediar aquela realidade cheia de conflitos para poder extrair conteúdos com a finalidade de que seus alunos criem uma consciência moral, ética e política com a finalidade de promover uma transformação social através da reflexão e debate. Por isso, o docente tem que, “caminhar junto, intervir o menos indispensável, embora não se furte quando necessário a fornecer uma informação sistematizada”. (Luckesi-2002, p 25).
O educador tem que ter consciência do seu papel na sociedade, naquilo que envolve as suas praticas educacionais no sentido de ser sujeito da historia que, através de seu caminhar, construirá o conhecimento, respeito aos outros conhecimentos, desenvolvimento do pensamento ético, moral, humano e político nos seus alunos.
Ainda que os alunos