Mumford
MUMFORD, Lewis. “Paraíso Paleotécnico: Coketown” In: A cidade na história. São Paulo: Martins Fontes, 1998. [1961] Bianca Miki1 Sobre o autor: Lewis Mumford (1895-1990) foi um escritor norte-americano que escreveu a respeito do impacto da urbanização sobre os homens ao longo da história. Apesar de não ter concluído nenhuma faculdade – teve que sair da City College of New York devido a tuberculose – trabalhou em diversos periódicos de respeitado valor na área de arquitetura e urbanismo. Preferia o título de escritor e não de historiador. A obra publicada em 1961, A cidade na história, ganhou o US National Book Award, um respeitado prêmio literário norte-americano.
Tese central do autor: Autor procura explicitar o caos que se instaurou no meio urbano após a Revolução Industrial.
Legenda: Entre “aspas”: frases retiradas do texto. Na cor vermelha: frases minhas.
1 – Como nasceu Coketown Pg 483: “a tendência à concentração nas atividades econômicas [...] vinha crescendo continuadamente desde o século XVI”. “A rotina escrava das minas, cujo trabalho constituía um castigo intencional para os criminosos, tornou-se o ambiente normal do novo trabalhador industrial”. Homens industriais eram mutilados e mortos como num campo de batalha. “Os agentes geradores da nova cidade eram a mina, a fábrica e a ferrovia”.
Aluna do 5º período da graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Voluntária PET desde 2010.1.
1
1
Pg 484: “Em todos os bairros, os antigos princípios de educação aristocrática e cultura rural eram substituídos por uma devoção unilateral ao poder industrial e ao sucesso pecuniária [relativo ao dinheiro], algumas vezes disfarçada de democracia”. “A nova concepção do destino humano [...] apoiava-se numa doutrina de exerção produtiva, avareza consumidora e negação fisiológica; e tomava a forma de um generalizado abandono das