Trabalho A Cidade Na Hist Ria MUMFORD
1061 palavras
5 páginas
Fichamento AvaliativoMUMFORD, Lewis. Paraíso Paleotécnico: Coketown. In:______. A Cidade na História: suas origens, transformações e perspectivas. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. p. 496-507.
5 – A fábrica e o cortiço
p. 496: “Os principais elementos do novo complexo urbano foram a fábrica, a estrada de ferro e o cortiço”. [...] “A fábrica passou a ser o núcleo do novo organismo urbano. Todos os demais detalhes da vida ficaram subordinados a ela”. As fábricas eram bem localizadas, perto de edifícios públicos, e muitas vezes próximo de rios para ter acesso à água, do qual jogavam todo o lixo industrial e os resíduos das máquinas. Poluindo os rios, e prejudicando a vida aquática, e ate mesmo o consumo do homem, pois jogavam todos os detritos dentro deles, tanto industriais como pessoais.
p. 497: “A rapidez da produção era parcialmente contrabalançada pela rapidez do consumo” [...] “Uma única chaminé de fábrica, uma única fornalha, uma única tinturaria, pode facilmente ter os seus eflúvios absorvidos pela paisagem que a rodeia: vinte delas, numa área reduzida, poluem efetivamente o ar ou a água, de maneira a não ter remédio”.
p. 498: [...] “O lugar da Luz do sol, e, quanto ao sadio trabalho de portas afora que muitas vezes acompanhava os processos mais antigos de manufatura, com mudanças de canário, bem como do processo de renovação do espirito do trabalhador, o que se deu foi a sua estupida transformação em trabalho enfadonho, dentro de um edifício sujo, cercado por outros edifícios imundos.” Ao invés de trabalharem ao ar livre com ar puro, o homem passou a trabalhar dentro de um prédio sujo, escuro que era abafado e mal organizado. [...] “Em lugar de qualquer sorte de regulamentação ou de planejamento municipal generalizado, era a própria ferrovia chamada a definir o caráter e projetar os limites da cidade”. A Cidade era mal organizada, o que dava impressão de eixo mais organizado com a cidade era a ferrovia, pois, as ruas eram estranhas, em meio a tanta