Multivibrados astável
1704 palavras
7 páginas
SumárioIntrodução 5
Multivibrador astável 6
Princípio de funcionamento 6
Correção da borda de subida dos pulsos 14
Apêndice 17
Questionário 17
Bibliografia 17
Introdução
Nos fascículos anteriores foram estudados os multivibradores biestável e monoestável. Conforme a análise anterior demonstrou, a alteração dos estados daqueles circuitos requer o emprego de um gerador de pulsos aplicados às entradas de cada circuito.
Este fascículo tratará do multivibrador astável, cuja principal utilização é justamente na geração de uma seqüência de pulsos retangulares semelhantes àqueles aplicados à entrada de cada circuito multivibrador estudado anteriormente.
O multivibrador astável é largamente empregado em circuitos digitais como, relógios, calculadoras etc., o que demonstra a importância do estudo de seu funcionamento e do conhecimento de suas características.
[pic] Para a boa compreensão do conteúdo e desenvolvimento das atividades contidas neste fascículo, o leitor deverá estar familiarizado com os conceitos relativos a:
Dinâmica de carga e descarga em capacitores.
Multivibrador biestável.
Multivibrador monoestável.
Multivibrador astável
O multivibrador astável é um circuito que possui dois estados semi-estáveis. Em outras palavras, o circuito exibe uma alternância de estados como função do tempo, mesmo na ausência de estímulos externos.
A Fig.1 mostra um circuito típico do multivibrador astável, onde se pode notar a existência dos capacitores C1 e C2 conectados às bases dos dois transistores. Esses capacitores são elementos essenciais para manter o circuito alternando entre seus dois estados possíveis, conforme examinado a seguir.
[pic]
Fig.1 Circuito típico de um multivibrador astável.
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
Não é possível prever o estado inicial do multivibrador astável imediatamente