Multiplication strategies and the appropriation of computational resources
Mestrado em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Probabilidades e Estatística
Multiplication Strategies and the Appropriation of
Computational Resources
Bruce Sherin and Karen Fuson
Docente: Dr.ª Cecília Monteiro
Rute Filomena da Silva Coelho
2013
Introdução
Este trabalho surge no âmbito da disciplina de Números e Estatística do
Mestrado em Educação Matemática e pretende apresentar um resumo do artigo
“Multiplication Strategies and the Appropriation of Computational Resources ” de
Bruce Sherine Karen Fuson (2005), bem como uma reflexão crítica sobre o mesmo. Na primeira parte é feita uma apresentação do artigo, referindo os aspetos teóricos abordados na investigação, as características do estudo e principais conclusões e na segunda parte a minha reflexão crítica sobre o artigo.
2
O artigo “Multiplication Strategies and the Appropriation of Computational
Resources” de Bruce Sherine Karen Fuson (2005) é um t exto que resulta de uma investigação no âmbito da multiplicação. Assim, este estudo teve como objetivo, delinear uma taxonomia consensual de estratégias utilizadas pelos alunos para a multiplicação com um dígito e categorizar as estratégias de multiplicaçã o de acordo com o número de recursos computacionais utilizados para a sua execução. Esta investigação desenvolveu-se na hipótese de que a aprendizagem de uma diversidade de recursos computacionais é a principal causa de mudanças de estratégias utilizadas pelos alunos, na multiplicação.
Estudos anteriores assumem que o desenvolvimento das estratégias utilizadas pelas crianças na multiplicação é impulsionado pelo desenvolvimento do conceito de número. O estudo referido neste artigo defende que, no período em que se trabalha formalmente, na sala de aula, a multiplicação por um dígito, as mudanças no uso das estratégias é influenciada pela aprendizagem de um determinado número de