multinegocios
1.1 RAMO
Para conhecer as atividades consideradas rurais, é importante definir o que é uma empresa rural.
Segundo Marion (2002, p. 24), “empresas rurais são aquelas que exploram a capacidade produtiva do solo por meio do cultivo da terra, da criação de animais e da transformação de determinados produtos agrícolas”.
Mas existem outros autores que definem a empresa rural como unidade de produção, conforme destaca Crepaldi (2006, p. 25), “é a unidade de produção em que são exercidas atividades que dizem respeito a culturas agrícolas, criação do gado ou culturas florestais, com a finalidade de obtenção de renda”.
Estes conceitos abordam a empresa rural com atividade de exploração da terra e criação de animais como atividades de fonte de renda, atuando como organismos de produção e exercendo funções complementares próprias de qualquer empresa, como destaca Aloe e Valle (1978):
• Função técnica, de produção agrícola, zootécnica e agroindustrial;
• Função comercial, de compra de adubos, sementes, inseticidas, implementos agrícolas, animais e agroindustriais;
• Função financeira, de recebimentos e pagamentos, obtenção de financiamentos, depósitos bancários, retiradas de depósitos, etc;
• Função econômica, de obtenção de lucros e consequente aumento do patrimônio; • Função social, de criação de bens econômicos, para satisfazer as necessidades humanas.
1.2 - CONTABILIDADE
A contabilidade rural é um importante instrumento para as empresas rurais, ou seja, o agronegócio, pois geram informações que possibilitam verificar a situação da empresa, sob os mais diversos enfoques, tais como análises de estrutura, de evolução, de solvência, de garantia de capitais próprios e de terceiros, de retorno de investimentos etc. Tais informações são imprescindíveis para o processo decisório. No entanto ainda não é muito utilizada, principalmente entre os pequenos produtores que a utilizam para fins fiscais. A conscientização do pequeno