Multiculturalismo
Introdução 2
Explicações sobre a origem das diferenças culturais 3
Diversidade cultural 4
Etnocentrismo x Relativismo cultural 6
Características da cultura 9
Conclusão...11
Bibliografia.......................................................................................................................12
INTRODUÇÃO
Ao tratar a questão da diversidade cultural, diz que todo brasileiro vive uma situação no mínimo, inusitada de um lado, há o discurso de que nós somos um povo único, fruto de um intenso processo que consiste na mistura de raças, de povos de diferentes etnias e mestiçagem, que gerou uma nação singular com indivíduos culturalmente diversificados. Em nossas relações cotidianas inúmeras práticas preconceituosas, discriminatórias e racistas em relação a alguns segmentos da população, como, as mulheres, os indígenas e os afro-descendentes. A diversidade cultural pode significar variedade, diferença e multiplicidade. A diferença é qualidade do que é diferente o que distingue uma coisa de outra, a falta de igualdade ou de semelhança. Nesse sentido, podemos afirmar que onde há diversidade existe diferença. Falar sobre diversidade cultural não pode ser só um exercício de perceber os diferentes, de tolerar o “outro”. Antes de tolerar, respeitar e admitir a diferença é preciso explicar como essa diferença é produzido.
Explicações Sobre a origem das Diferenças Culturais
Explicação sobre a origem da cultura, uma delas seria que a cultura teria surgido a partir do momento que o cérebro foi modificado na evolução dos primatas. Um exemplo de evolução dos primatas é o bipeclismo, quando eles começaram a andar na posição vertical, assentando no solo apenas as extremidades inferiores, deixando-os mais fortes e intimidadores, ajudando no transporte de alimentos, e de seus filhotes. A posição ereta não foi só importante para a habilidade manual, mas também para o desenvolvimento da inteligência, através dos maiores estímulos ao cérebro.