Administração
Dayane da Silva Carvalho
Valtair dos Santos Silva
Resumo
O estudo de direito, em qualquer dos seus ramos, tem sido visto cada vez mais direcionado a uma perspectiva que conecte aos direitos humanos, no sentido proteger o ser humano contra as mais variadas modalidade de opressão e discriminação que o mundo moderno tem produzido em larga escala. O presente trabalho tem por objetivo mostrar a questão da pratica do assédio moral em relação aos direitos fundamentais, com enfoque especial para a dignidade de pessoa humana do trabalhador. De tal assunto busca -se enfrentar os pontos mais relevantes em relação ao assédio moral no ambiente de trabalho. Ressaltando-se a importância do valor do trabalho com um dos fundamentos da Republica Federativa Brasil. Trata-se sem duvida, de um tema de grande relevância social e jurídica, uma vez que se caracterizam por condutas antiéticas que expõem o trabalhador a situações constrangedoras e humilhantes, de maneira reiterada, com a finalidade de excluí-lo do ambiente de trabalho.
Palavras chave - Assédio Moral, Ambiente de Trabalho.
___________________
Introdução
A partir da revolução industrial, ficaram mais evidente os abusos e a violência sofrida pelos trabalhadores em seu local de trabalho, na pratica esse comportamento ainda persiste ate hoje no Brasil e no mundo.
Apesar de todas as conquista adquiridas com o advento da constituição federal de 1988, os empregados ainda são vítimas de assédio moral por parte de colegas e superiores em seu ambiente de trabalho.
Ao considerar o trabalho como um direito social que oferece um ambiente saudável que oportunize a incolumidade física e mental dos trabalhadores esse problema é muito presente em nosso pais.
Apesar de todas as garantias, observam -se pessoas submetidas a condições desumanas debilitantes no ambiente de trabalho as quais não se restringem apenas ás instalações físicas, mas também as torturas psicológicas, como o