Circuito de corrente continua
(CIRCUITOS CC)
1. Introdução
1.1 Bipolo elétrico
Um bipolo elétrico é qualquer componente elétrico com dois terminais ou pólos acessíveis, através do qual pode circular uma corrente elétrica.
1.1.1 Classificação dos bipolos
Geradores: transformam um tipo de energia qualquer em energia elétrica; são os elementos ativos de um circuito, por exemplo a) bateria: transforma energia química em energia elétrica; b) dínamo: transforma energia mecânica em energia elétrica.
Simbologia específica para a bateria:
Receptores: transformam energia elétrica em um tipo de energia qualquer; são elementos passivos de um circuito, por exemplo a) resistor: transforma energia elétrica em calor; b) motor: transforma energia elétrica em energia mecânica.
Simbologia específica para o resistor:
1.2 Componentes em série e em paralelo
Componentes em série: componentes estão conectados em série se são percorridos pela mesma corrente.
Componentes em paralelo: componentes estão conectados em paralelo se estão submetidos à mesma tensão.
1.3 Laço, malha, ramo e nó
Laço: qualquer caminho fechado em um circuito.
Malha: um laço que não possui nenhum caminho fechado em seu interior; portanto, não há componentes dentro de uma malha.
Ramo: um ou um grupo de componentes que é percorrido pela mesma corrente.
Nó: um ponto de conexão entre dois ou mais componentes. Se três ou mais componentes se unirem em um nó, este é chamado de nó principal.
1 Lei de Kirchhoff das Tensões
A lei de Kirchhoff das tensões (LKT) afirma que em um laço ou malha a soma algébrica das elevações de tensão é igual à soma algébrica das quedas de tensão. Em forma simbólica, usando para representar somatório, a LKT é: Elev. de tensão = Quedas de tensão
No circuito série (Figura 1), seguindo a corrente, podemos traçar um caminho contínuo que deixa o ponto a através de R1 e retorna através de E sem deixar o