Multiculturalismo
O Brasil é marcado pela diversidade cultural. Na sociedade brasileira há características regionais diversas, modos diferenciados de vê o mundo, variadas formas de organização social, diferentes religiões, valores e nacionalidades. Enfim, é um país formado pela pluralidade cultural. Porém, o que se percebe na escola é que essa diversidade tem sido silenciada e ignorada, devido a um contexto histórico que contribuiu para a formação de mentalidade e atitudes que passam despercebidas pelos professores. Há discriminação entre alunos, professores e funcionários.
Surge-se, portanto a necessidade da escola entrar em ação, mediando estas questões. O professor pode abordar tais de diferentes maneiras: propondo reflexões com a turma com relação ao respeito à diversidade, utilizando noticiários das revistas e TV; trabalhando as limitações éticas; realizando intercâmbios com escolas de diferentes regiões; mostrando a importância e o valor da pluralidade, vista como parte integrante da identidade cultural; desmistificando certos conceitos históricos que contribuíram para a omissão da pluralidade; identificando formas de discriminação existentes, buscando soluções que combatam essa problemática; realizando exercício efetivo do diálogo, voltado para a troca de informações sobre vivências culturais e esclarecimentos acerca de eventuais preconceitos e estereótipos, que é um componente fortalecedor do convívio democrático; dentre outras.
É relevante que ações efetivas ocorram para o combate às diversas formas de preconceitos existentes na escola e na sociedade. Intervenção quando identificada formas de discriminação, execução de projetos, seminários e campanhas. Cabe à escola buscar construir relações de confiança para que a criança possa perceber se e viver como ser em formação e para que a manifestação de características culturais que partilhe com seu grupo de origem possa ser trabalhada como parte de suas circunstâncias de vida, que