multiculturalismo
QUESTÕS DE PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO NA SOCIEDADE ATUAL
CELIA PATRICIA DE BRITO MARTINS
RA: 1323126
THAMIRES MARIA VITERBO
RA: 1312094
Análise Crítica
A discussão em torno do tema raça e etnia é uma dos debates mais constantes na sociedade contemporânea. Sobretudo porque esta questão está no centro dos conflitos que o mundo vem atravessando, sejam por causa das guerras entre os povos, os constantes conflitos étnicos, por exemplo, no oriente médio, seja por causa da exclusão social pela qual alguns grupos raciais passam em diversos países, aqui no Brasil, negros e índios, nos EUA os latinos dentre outros.
Contudo estes conceitos precisam ser bem compreendidos antes de adentrarmos nos principais fatos relacionados a este tema.
O conceito de raça está intimamente relacionado com o âmbito biológico, as diferenças de características físicas que fazem daquele grupo social um grupo particular. Pode-se compreender melhor o que se quer dizer quando se fala de raça quando se atenta para as questões de cor de pele, tipo de cabelo, conformação facial e cranial, ancestralidade e genética. O conceito de Etnia está relacionado ao âmbito da cultura, ao modo de vida , costumes, afinidades linguísticas de um determinado povo que criam as condições de pertencimento naquela determinada etnia.
Podem-se compreender melhor as questões étnicas a partir dos inúmeros exemplos que enchem a televisão de manchetes, como os eternos conflitos entre grupos étnicos no oriente médio que vivem em disputa política por territórios ou por questões religiosas.
Porém estes conceitos não são suficientes para que se possa compreender a realidade dos setores sociais que sofrem com estas questões, sobretudo os negros e indígenas aqui no Brasil.
A juventude negra continua no mesmo movimento histórico que sua raça desenhou desde que chegou como escravos no país, criando espaços de resistência com o objetivo de articular um