multiculturalismo
Multiculturalismo é a existência de muitas culturas numa região, cidade ou país, com no mínimo uma predominante. A política multiculturalista visa resistir à homogeneidade cultural, principalmente quando esta homogeneidade é considerada única e legítima, submetendo outras culturas a particularismos e dependência. No Brasil é a mistura de culturas, trata-se da miscigenação dos credos e culturas que ocorrem desde os tempos da colonização, onde as diversas culturas estão misturadas e amalgamadas sem a intervenção do Estado. Uma das principais características da cultura brasileira é esta diversidade, porque aqui se desenvolveu um processo colonizador cuja característica fundamental foi a mestiçagem cultural. A riqueza cultural e étnica do país não é levada em consideração no cotidiano, tendendo ao estereótipo e à disseminação de preconceitos. O Brasil incorpora em seu território culturas de todas as partes do mundo, um exemplo deste muticulturalismo brasileiro é o Festival América do Sul que acontece na cidade de Corumbá.
Criado em 2004, o FAS tem como objetivo principal possibilitar intercâmbios culturais entre o Brasil e seus vizinhos da América do Sul, com a participação do Paraguai, Bolívia, Argentina, Uruguai, Peru, Venezuela, Equador e Colômbia. Desde a primeira edição, o Festival América do Sul teve o seu reconhecimento nacional e internacional, entrando para o calendário dos grandes eventos culturais no Brasil devido ao seu compromisso com as formas de expressão das diversas áreas da cultura. Durante os dias de evento, a informação circula por meio de exposições e espetáculos, dando ao público a oportunidade de conhecer a produção artística do próprio País e dos outros.
Além de contribuir para o desenvolvimento do turismo regional, o evento incorpora o cenário de uma das principais regiões da história do interior do País - estabelecendo um elo entre a beleza do patrimônio histórico dos casarões à beira do Rio Paraguai e a