Multiculturalismo
RESUMO
As pessoas fazem parte de diferentes famílias, sociedades, classes sociais, etc. se reúnem e interagem em uma cultura particular. Essa diversidade de idéias, de divisões de mundo, de valores, de atitudes, de conceitos, de modo de agir e de atitudes é o que vem a constituir a pluralidade cultural. O desafio do multiculturalismo é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural.
Palavras-chave: cultura. Pluralidade. Multiculturalismo.
Introdução
Vivemos num mundo cheio de diferenças. Povos de diferentes etnias, religiões, costumes, etc. que fazem do país um lugar multicultural.
Diante dessas diferenças, este estudo busca definir o multiculturalismo, bem com enfatizar sua importância nesses novos tempos.
Cultura
A cultura envolve as diferenças características humanas que são criadas e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade. Além disso, compreende o conjunto de padrões que regulam a ação humana individual e coletiva em praticamente todos os aspectos da vida: modos de sobrevivência, normas de comportamento, crenças, instituições, valores espirituais, criações materiais, etc.
Freitas (2011) comenta que a cultura ao ser definida se refere a literatura, cinema, arte entre outras, porem seu sentido é bem mais abrangente, pois cultura pode ser considerada como tudo que o homem através da sua racionalidade, mais precisamente a inteligência, consegue executar, dessa forma todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras.
Nesse sentido, os elementos culturais são artes, ciências, costumes, sistemas, leis, religião, crenças, esportes, mitos, valores morais e éticos, comportamento, preferências,