Mulheres multifuncionais: mercado de trabalho e dilemas familiares
Aline de Andrade Ramalho
Izabela Delfino de Figueiredo RESUMO
O presente artigo tem como objetivo discutir sobre as mudanças na vida das mulheres e no âmbito familiar a partir da sua entrada no mercado de trabalho, bem como, as dificuldades de ascensão profissional devido à discriminação e os desafios enfrentados por essas mulheres em seu cotidiano. Para tanto, adotamos a pesquisa qualitativa, fazendo uma revisão bibliográfica a respeito da temática em questão. Dentre as categorias em destaque na análise, destaca-se a função materna da mulher, seus conflitos de valores e suas consequências. Mesmo assumindo jornadas árduas de trabalho, percebemos que a sociedade e a própria mulher continuam atribuindo as responsabilidades domésticas e os cuidados com os filhos a elas, assim, apesar do cansaço, para muitas, isto ainda é motivo de realização.
Palavras - chave: Mulher, mercado de trabalho, discriminação, múltiplas jornadas, família.
“Estou cansada. Meu cansaço vem muito porque sou pessoa extremamente ocupada: tomo conta do mundo”.
(Clarice Lispector)
1 INTRODUÇÃO
No século XX, muitas mudanças ocorreram na sociedade. A inserção da mulher no mercado de trabalho foi um dos fatos marcantes, o que provocou uma transformação social, como o aumento do nível de instrução das mulheres, redução das taxas de fecundidade nas famílias, participação masculina nas tarefas domésticas, antes desempenhadas exclusivamente pelas mulheres, entre outros.
Apesar das muitas conquistas, o trabalho feminino ainda sofre bastante discriminação e desvalorização, embora contribua significativamente com a renda familiar. Mesmo tendo ganhado espaço no mercado de trabalho, ocorre que, a mulher, tem dificuldade em separar a vida familiar da vida laboral, o que gera muitos conflitos internos e familiares, tendo ela, que se desdobrar para conciliar seus múltiplos papeis na sociedade, tentando