Mulheres girafa
Esse hábito data de muitos anos atrás, quando eram utilizados como proteção contra os tigres, que costumavam atacá-las nos campos, pulando sobre seu pescoço. Atualmente os tigres são raros, mas o costume permanece, tornando-se um símbolo de beleza. As meninas sonham com o dia de colocar suas argolas. A primeira é posta aos 5 anos de idade numa cerimônia que se transforma em festa. As outras são colocadas conforme a criança vai crescendo, até atingir o número de vinte e cinco, por volta dos 25 anos de idade. Os aros não são tirados para nada, nem mesmo para dormir, aliás as mulheres têm de dormir com travesseiros
As mulheres-girafas têm pescoço longo, mas são pequenas e delicadas, o que torna mais difícil entender como elas conseguem agüentar o peso de tantas argolas, que chegam a totalizar 12 quilos na fase adulta.
Com o andar miúdo das gueixas, as Karen-Padong não tiram o colar para nada. Tomam banho, dormem, têm relações sexuais, trabalham, amamentam, andam de bicicleta. Sempre com o pescoço enfeitado com as argolas de cobre, que começam a colocar aos cinco anos.
Por causa das argolas, as mulheres-girafas têm o rosto pequeno, como que "prensado", os ombros caídos e, inevitavelmente, terão dores na coluna ao longo da vida. Mas parecem felizes assim mesmo e acostumadas com as centenas de turistas curiosíssimos que as visitam diariamente.
Ver este site